terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Pesquisa sobre Mamíferos

   

     Hoje os mamíferos são os animais mais espalhados por terra. Isso aconteceu logo depois que os dinossauros foram extintos, que eram os donos deste "cargo". Por terem sangue quente, se adaptaram a vários ambientes, desde lugares frios como o Ártico, e lugares muito quentes como o Deserto do Saara. Nesta pesquisa você vai aprender sobre as principais ordem de mamíferos e suas características. Clique em mais informações para ler!


ROEDORES

Os roedores são uma das classes mais conhecidas de mamíferos e existem mais de 2000 espécies. Se caracterizam por geralmente serem herbívoros ou onívoros; por ter uma dentição especializada para roer (daí seu nome), tendo um par de dentes incisivos na arcada superior e inferior. O maior roedor que existe hoje é a capivara, ao lado.


LAGOMORFOS
Este classe, que é muito semelhante a dos roedores, inclui as lebres, os coelhos e as pikas. Muitos pensam que roedores e lagomorfos são a mesma coisa, mas as principais diferenças são que os lagomorfos têm 4 dentes incisivos na arcada superior e inferior, enquanto os roedores têm 2 e que os lagomorfos são exclusivamente herbívoros, enquanto os roedores possui algumas espécies onívoras. Ao lado, coelho europeu.




CETÁCEOS

Os cetáceos são mamíferos aquáticos, como as baleias e os golfinhos. Os cetáceos são divididos em baleias com dentes e sem dentes. Apesar de serem marinhos, continuam com as características  típicas dos mamíferos, têm sangue quente, são vivíparos, respiram por pulmão, tem pelos e amamentam os filhotes. Ao lado, baleia cachalote. 


MARSUPIAIS

Os marsupiais são mamíferos que tem uma bolsa na barriga para guardar os filhotes sendo que lá há glândulas mamárias para os filhotes se alimentarem. Não são uma ordem, mas sim uma subclasse. Alguns dos mais conhecidos são os cangurus, os coalas e os gambás. Ao lado, vombates, marsupiais da Austrália.


MONOTREMADOS

Os monotremados são os únicos mamíferos que põe ovos, sendo que as espécies desta ordem são apenas 5, sendo quatro espécies de équidna e uma de ornitorrinco. São uns dos mamíferos que vivem há mais tempo, tendo surgindo há 180 milhões de anos. Apesar de porem ovos, os monotremados ainda tem pelos e amamentam os seus filhotes. Ao lado, uma équidna.


QUIRÓPTEROS

São os únicos mamíferos voadores. São divididos em raposas-voadoras (geralmente maiores e se alimentam de frutas e néctar) e morcegos (pequenos, se alimentam de insetos, frutas e três espécies se alimentam de sangue). Usam a ecolocalização e são importantes para natureza, sendo dispersores de sementes. Ao lado, uma raposa voadora. 


PROBOSCÍDEOS

Os proboscídeos são animais com trombas e são herbívoros. A família dos elefanteS são os únicos proboscídeos vivos hoje. São também os maiores animais terrestres hoje. Algumas espécies extintas são os mamutes e os mastodontes, que são bem conhecidos. Ao lado um elefante indiano.



SIRÊNIOS

Os sirênios são animais aquáticos herbívoros, sendo as espécies mais conhecidas os dugongos e os peixes-boi. As vezes ficam muito grandes, podendo pesar mais de toneladas. O esqueleto é sólido e denso. Estão ameaçados de extinção por causa da caça predatória. Enquanto os peixes-bois, ou manati, vivem em rios e raramente vão para o alto-mar, os dugongos vivem nos mares. Ao lado, dugongo. 


DESDENTADOS

Os desdentados, como o nome sugere, são animais que possuem s dentes pouco desenvolvidos. As espécies são nativas da América e possuem garras e locomoção lenta. Encontramos em cerrados os tatus e os tamanduás; na floresta tropical, as preguiças. A articulação deste animais também é diferente da de outros mamíferos. Ao lado, preguiça-de-bentinho.





PERISSODÁCTILOS E ARTIODÁ-TILOS

Os ungulados são animais com casco, seja qualquer a quantidade de dedos. Os perissodáctilos são os que tem dedos impares como o cavalo,  rinoceronte e a anta. Os artiodátilos são os que tem dedos pares como a girafa, os antílopes e os camelos. A maioria destes animais são herbívoros, mas tendo como exemplo onívoro o porco. São de extremas importâncias para o humano, como o consumo de sua carne. Ao lado um ocapi



CARNÍVOROS

Os carnívoros são um grande ordem de animais que em sua maioria são carnívoros, existindo espécies onívoras. São representados pelos felinos (leão, gato, tigre), canídeos (cães, raposas, lobos), mustelídeos (lontras e ariranhas) e procionídeos (guaxinim). Aparecem em grande parte do mundo e tem caninos fortes e seus pés têm quatro a cinco dedos.  Ao lado, leão. 



PRIMATAS

Animais inteligentes, têm visão binocular e têm mãos com cinco dedos. Existem mais de 180 espécies pelo mundo sendo as mais conhecidas os seres humanos e os macacos. Existem em todo o mundo. Surgiram na era cenozoica, no período terciário. Ao lado um násico, macaco da Indonésia.





Essas são as ordens principais, mas também há outras menos conhecidas. 

---------------------------------------------------------------------------
Fonte: Nature & Culture

Imagens dos sites:  pt.wipedia.org (montagem); animais.culturamix.com (capivara); pt.dreamtime.com (coelho europeu); www.reidaverdade.net (baleia cachalote); megacurioso.com.br (vombate); infoescola.com.br (equidna); animaisoffice.blogspot.com; www.guianews.net (elefante indiano); www.nationalgeographic.it (dugongo); conhecendoanimais.blogspot.com (preguiça-de-bentinho); blogs.diariodonordeste.com.br (ocapi); animales-asombrosos.blogspot.com (násico)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando comentar, peço que comentem sobre o assunto da postagem. Comentário fora do contexto serão removidos.